Robbie Williams caminha para conquistar o 16º álbum número um no Reino Unido com "BRITPOP", segundo projeções divulgadas pela Official Charts (Foto: Leo Baron).

Se o resultado se confirmar nesta semana, ele ultrapassará o recorde de 15 discos no topo que pertence aos Beatles.

O trabalho, descrito como o 13º álbum solo do cantor, foi lançado de surpresa na sexta (16). Antes disso, o lançamento havia sido adiado de outubro de 2025 para fevereiro, decisão que Robbie Williams explicou em um show pequeno em Londres no outono passado, ao comentar que queria evitar concorrência direta com Taylor Swift e o álbum "The Life Of A Showgirl".

“Aqui está a verdade: eu quero 16 álbuns em primeiro lugar”, e, em seguida, relatou a reação ao saber da coincidência de datas: “Então a Taylor decidiu lançar o álbum dela no mesmo fim de semana que o meu. Eu pensei: ‘Puta que pariu!'”.

De acordo com a publicação, "BRITPOP" lidera a parcial do meio de semana, à frente de lançamentos associados a Madison Beer, Sleaford Mods e à parceria de Nathan Evans e SAINT PHNX. A atualização oficial do ranking semanal sai nesta próxima sexta-feira (23).

Robbie Williams
Robbie Williams (Foto: Reprodução Instagram)


Robbie Williams já havia empatado com os Beatles há um ano, quando chegou ao 15º número um com a trilha sonora de "Better Man".

No mesmo evento em Londres, ele também detalhou o motivo do adiamento e a ambição pelo novo marco: “Eu estava preocupado em fazer vocês todos esperarem pra caralh* e, então, pensei: ‘Que se dane! Eu quero um 16º álbum em primeiro lugar!' Desculpem, mas estou sendo egoísta pra caramba. Quantas vezes na sua vida você tem a chance de ter o maior número de álbuns no topo que o Reino Unido já teve?”

Questionado mais recentemente sobre a chance de tomar o posto dos Beatles, o cantor reforçou o peso pessoal do objetivo: “Eu quero isso mais do que qualquer outra coisa na minha carreira neste momento, claro que quero”, e completou: “Me deixe só qualificar isso dizendo que eu quebrei a matrix. Quando um recorde desse tipo é mencionado, e sou eu, não sei como isso aconteceu. Só sei que aconteceu. Isso faz o meu síndrome do impostor vir à tona com força, e a primeira coisa que eu sinto é constrangimento.”

O álbum reúne os singles ‘Pretty Face", "Rocket (With Tony Iommi)', "Spies" e "Human", além de uma faixa sobre ser stalker de Morrissey, composta com Gary Barlow, ex-companheiro de Robbie Williams no Take That.

No próximo mês, ele fará uma curta sequência de apresentações no Reino Unido, chamada ‘Long '90s' tour, com data em Londres, na O2 Brixton Academy, marcada para o dia 8 de fevereiro.