Taylor Swift contou, no quarto episódio de sua série documental de seis partes *The End of an Era*, da Disney+, que a turnê *The Eras Tour* teve papel central para atravessar um período difícil vivido fora dos palcos.

“Houve momentos nesta turnê em que a própria turnê era praticamente a única coisa que me mantinha de pé na minha vida”, disse a cantora.

Ela também afirmou que, em nenhum momento, cogitou abandonar a turnê por causa do cansaço, atribuindo o maior peso aos acontecimentos pessoais. “Mas nunca houve momentos na turnê em que eu pensei: ‘Ah, sabe de uma coisa? Quero largar a turnê porque a turnê é difícil'. Não — a minha vida pessoal é que estava difícil”, completou.

Taylor Swift
Taylor Swift (Foto: John Shearer / Getty Images)


“Passei por dois términos na primeira metade desta turnê, e isso é muita coisa, na verdade", continuou ela.

O trecho faz referência ao fim do relacionamento com o ator britânico Joe Alwyn e, depois, ao envolvimento breve com Matty Healy, vocalista do The 1975.

Sobre a função dos shows nesse período, Taylor Swift reforçou: “O show foi o que me deu propósito e foi o que eu usei para conseguir sair da cama. Então, a turnê nunca foi a parte difícil da minha vida. A turnê foi aquilo que me permitiu encontrar um propósito fora de toda a m***a que estava dando errado na minha vida.” Em seguida, ela resumiu com a frase: “Homens vão te decepcionar; a Eras Tour, nunca.”

A cantora também falou sobre compor como um processo de “terapia” e relacionou o 11º álbum de estúdio, *Tortured Poets*, a uma espécie de catarse de sentimentos acumulados.

“O álbum Tortured Poets é como uma purgação de… simplesmente tudo, tudo de ruim que eu senti durante dois anos. Foi um período realmente muito difícil da minha vida, então as músicas refletem isso. A sensação de que eu não sou uma pessoa, sou apenas uma espécie de grande conglomerado que ninguém vê como um ser humano de verdade — e especialmente os homens com quem eu me relacionei. E, em todo o processo, era como se nada… nada funcionasse. Não havia ninguém para mim no mundo", desabafou.

Apesar dos momentos difíceis, a docussérie aponta que a turnê também acabou abrindo caminho para o relacionamento com Travis Kelce, agora noivo da artista.

Taylor Swift
Taylor Swift (Foto: Reprodução Instagram)


Segundo o episódio, Andrea Swift, mãe de Taylor Swift, viu manchetes sobre o podcast *New Heights*, em que Kelce comentou que tentou entregar à cantora uma pulseira de amizade com seu número.

Andrea disse que ouviu que ele era “o cara mais legal” e que “realmente amava sua mãe”, o que a fez pensar em como aproximar os dois.

O casal assumiu publicamente o namoro em setembro de 2023 e, em agosto, anunciou o noivado.

Na publicação sobre o pedido, Taylor Swift escreveu: “A sua professora de inglês e o seu professor de educação física vão se casar”.