Milton Nascimento recebeu recentemente um diagnóstico de demência por corpos de Lewy (DCL), uma condição que havia sido previamente identificada como Parkinson (Foto: Reprodução Instagram / Augusto Nascimento).
A revelação foi feita por seu filho e empresário, Augusto Nascimento, em entrevista à revista Piauí, divulgada no dia 2 de outubro.
Esta entrevista foi confirmada pelo G1, e os familiares anunciaram que não pretendem emitir mais comunicações à imprensa sobre o estado de saúde do artista, que hoje está com 82 anos.
Os primeiros indícios da doença apareceram neste ano, quando foram notados lapsos de memória, olhar fixo e repetição de histórias, além de mudanças no apetite de Milton.
Conforme Augusto relatou, essa situação levou a consultas médicas e exames realizados em abril, culminando no diagnóstico de demência por corpos de Lewy, que combina sintomas de Alzheimer e distúrbios motores semelhantes ao Parkinson.
Aposentado dos palcos desde 2022, após a turnê "A Última Sessão de Música", Milton Nascimento continuou ativo em colaborações musicais e foi homenageado pela Portela no carnaval de 2025 com o enredo "Cantar será buscar o caminho que vai dar no sol".
Antes de o diagnóstico de DCL ser concluído, o músico e seu filho realizaram uma viagem de motorhome pelos Estados Unidos, visitando estados como Arizona, Utah, Idaho, Wyoming e Montana.