Stevie Wonder abordou de forma bem-humorada os rumores persistentes sobre não ser realmente cego durante sua apresentação em Cardiff, País de Gales, parte da turnê "Love, Light and Song", neste mês.

Durante o show, o artista fez piada sobre as especulações e disse ao público: "Preciso dizer a todos vocês algo que ando pensando: 'Quando vou querer revelar isso ao mundo?'", disse ele, entrando na brincadeira.

"Vocês sabem que andam circulando boatos sobre eu enxergar e tudo mais? Mas, falando sério, vocês sabem qual é a verdade", continuou.

Em um tom mais sério, o cantor continuou: "A verdade é que, pouco depois do meu nascimento, eu me tornei cego. E isso foi uma bênção, porque me permitiu ver o mundo com a visão da verdade, da essência. Ver as pessoas pelo espírito delas, não pela aparência. Não pela cor da pele, mas pela cor do espírito delas."

Stevie Wonder costuma tratar sua cegueira de forma leve e no bom humor. Em uma participação no "Late Show with David Letterman" em 2015, ele destacou as vantagens de ser cego, como poder "fingir que não viu nada".

Sua positividade se manifestou desde a infância, conforme mencionado em uma conversa com Wesley Morris e Barack Obama no podcast "The Wonder of Stevie".

O vencedor de 25 prêmios Grammy lembrou que sua mãe chorava todas as noites, e ele a confortava: “Mamãe, você não deveria chorar, está fazendo minha cabeça doer.”

“E eu disse [a ela]: "Talvez Deus tenha algo para mim que seja maior do que tudo isso", o que, segundo ele, a história provou ser verdade", acrescentou o músico.