A banda IRA! teve apresentações canceladas em quatro cidades na região Sul do Brasil, sendo duas em Santa Catarina (Blumenau e Jaraguá do Sul) e duas no Rio Grande do Sul (Caxias do Sul e Pelotas). Isso aconteceu como consequência das declarações políticas do vocalista da banda, Nasi, durante um show em Contagem (MG), que aconteceu no dia 29 de março.

Na ocasião, o cantor se manifestou contra anistias relacionadas aos eventos ocorridos em 8 de janeiro de 2023, em Brasília. Na ocasião, Nasi foi alvo de vaias de parte da plateia.

Sua resposta foi imediata: "Pra vocês que estão vaiando, eu vou falar uma coisa pra vocês: tem gente que acompanha o Ira!, mas nunca entendeu o Ira! Nunca entendeu o Ira! Tem gente que acompanha a gente e é reacionário, tem gente que acompanha o Ira! e é bolsonarista, isso não tem nada a ver, gente! Por favor, vão embora! Vão embora da nossa vida! Vão embora e não apareçam mais em shows, não comprem nossos discos, não apareçam mais. É um pedido que eu faço".

Outra parte do público o aplaudiu após a manifestação. Porém, o ato de Nasi teve uma consequência quase que imediata na agenda da banda, com os cancelamentos das performances na região sul do país.

A SCAR, produtora responsável pelos eventos, justificou os cancelamentos citando pedidos de devolução de ingressos comprados, desistências de patrocinadores e baixa expectativa de venda de novos ingressos como motivos principais. A empresa acabou se envolvendo na polêmica ao escrever que artistas deveriam subir ao palco "apenas para apresentar suas músicas".

Esse texto da produtora foi recebido negativamente por fãs da banda. Isso porque o IRA! sempre abordou temas relacionados à política.

Até o momento a banda não se pronunciou sobre esses cancelamentos. Nos posts mais recentes no Instagram, o grupo de rock mostrou vídeos dos ensaios para o show que celebra os 20 anos do "Acústico IRA!"